Como elaborar um bom trabalho escrito?

Estas são as fases que deves seguir:

  1. Planificar o trabalho: Definir o objetivo geral do trabalho; esquematizar os tópicos a desenvolver; escolher as fontes de informação e os recursos bibliográficos a utilizar e definir o tempo de duração e execução do trabalho, de acordo com a data de entrega estabelecida.
  2. Recolher informação: Selecioná-la conforme o tema em estudo procedendo-se à pesquisa de informação por consulta de livros, enciclopédias, dicionários, internet, artigos, notícias, etc. Este processo pode ser facilitado transcrevendo das fontes consultadas as informações com interesse ou fotocopiando/imprimindo as fontes e sublinhado depois a informação pertinente. As fontes devem ser variadas.
  3. Organizar informação: É fundamental filtrar a informação recolhida; distinguir o que é essencial do que é secundário; ordenar a informação numa sequência lógica; elaborar resumos e esquemas que permitam sintetizá-la.
  4. Redigir o texto: Deve elaborar-se o texto a partir da informação que foi recolhida e organizada. Atenção: Não é uma cópia do material recolhido! Deve redigir-se um texto claro, preciso e coerente com as principais ideias.
  5. Apresentação final do trabalho: Deve ser cuidada.
  • Usar folhas brancas e escrever apenas de um lado;
  • Salientar convenientemente os títulos e subtítulos;
  • Deixar margens que permitam anotações e a encadernação;
  • Não entregar folhas riscadas;
  • Numerar as páginas;
  • Enriquecer o trabalho com figuras, desenhos, fotos, esquemas, mapas relacionados com o tema, sempre numerados e legendados.

 

Deves estruturá-lo da seguinte forma:

  1. Capa – Deve ter o título do trabalho (como ou sem imagens relativas ao mesmo), a indicação da escola e da disciplina, o nome do professor da disciplina, identificação dos autores do trabalho e a data de realização.
  2. Índice – Deve indicar as várias partes do trabalho, com a página correspondente a cada uma, de acordo com a paginação do mesmo.
  3. Introdução – Deve indicar o âmbito do trabalho e explicar, em traços gerais, qual o tema, objetivos e assuntos abordados.
  4. Desenvolvimento – Aqui deves desenvolver os assuntos que foram objeto de pesquisa, dividindo-os em capítulos separados e devidamente destacados, por títulos. Podes recorrer a citações, ou seja, transcrever frases de autores e referenciá-los (vê como em Normas da APA 6). Também deves incluir imagens, gráficos, esquemas quando tal se justificar.
  5. Conclusão e Discussão – Deves concluir de forma resumida o conteúdo do trabalho e opiniar sobre o mesmo.
  6. Bibliografia – Deves indicar todas as obras consultadas por ordem alfabética com as devidas regras (vê como em Normas da APA 6).
  1. Anexos – Deves colocar todos os documentos de apoio ao trabalho, tais como: Gráficos, mapas, quadros, figuras, etc.. Deves numerá-los como: Anexo I, anexo II, etc e legendá-los. Atenção: A legenda dos gráficos, figuras e mapas devem constar debaixo dos mesmos, no entanto nas tabelas, deves colocar a legenda em cima!