Como elaborar um artigo científico?

Tens que ter em atenção alguns pontos:

     1.  Título – Deve compreender os conceitos-chave.

  1. Autor(es) – Deve-se indicar o autor do artigo centrado. Caso haja mais do que um autor, os mesmos deverão vir por ordem alfabética.
  2. Resumo e Abstract – Texto, com cerca de 150 palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. O Abstract é o resumo traduzido para o inglês, ou para outra língua.
  3. Palavras-chave – São palavras essenciais ao tema, até 5 palavras)
  4. Introdução: Tem como objetivo situar o leitor no contexto do tema, oferecer uma imagem global do estudo, esclarecer os limites do assunto, os objetivos e o motivo que levou o autor a tal investigação para, em seguida, apontar as questões de pesquisa para as quais pretende obter respostas. Deve-se, ainda, destacar a Metodologia utilizada no trabalho.
  5. Fundamentação teórica: Deve-se fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com o tema a ser investigado; O corpo do artigo pode ser dividido em subtítulos necessários que possam desenvolver a pesquisa. É importante expor os argumentos de forma explicíta, onde o autor demonstra, assim, ter conhecimento do tema em questão.
  6. Metodologia, inclui os: Material e métodos: Deve ser sintético mas preciso, destacando a amostra, materiais e os métodos utilizados para a realização da investigação. Resultados: Descrição do que se observa na experiência. Inclui o registo e tratamento dos dados, bem como os esquemas e/ou as figuras das observações efetuadas.
  7. Discussão: Interpretação dos resultados. A discussão deve comparar os resultados obtidos face ao objetivo pretendido. Não se devem tirar hipóteses especulativas que não possam ser fundamentadas nos resultados obtidos. A discussão constitui uma das partes mais importantes, uma vez que é nela (e não na introdução) que os autores evidenciam todos os conhecimentos adquiridos.
  8. Conclusão: Após a análise e discussões dos resultados, são apresentadas as conclusões e as descobertas do texto, evidenciando com clareza e objetividade as conclusões retiradas dos resultados. É a resposta às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na introdução, pelo que não se admite que nesta secção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.
  9. Referências Bibliográficas: Referências são um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registados em diferentes tipos de materiais utilizados. Devem ter em conta as Normas da APA 6.