Fichas de Trabalho

A Terra e os seus Subsistemas em Interação

O Planeta Terra é uma porção limitada do Universo em constante interação com outros componentes do mesmo. O nosso planeta faz parte de um sistema: O Sistema Terra. Do Sistema Terra fazem parte a Biosfera, Geosfera, Atmosfera e Hidrosfera e a sobrevivência do nosso Planeta depende diretamente das interações entre estes diferentes subsistemas.

 

As Rochas, Arquivos que Relatam a História da Terra

A importância da Geologia evidencia-se diariamente e a função do geólogo é descobrir os segredos mais secretos do nosso planeta. Mesmo sendo a Terra um planeta com cerca de 4600 M.a., é possível reconstruir muitos dos acontecimentos mais marcantes da sua história. Para tal, é necessário analisar detalhadamente as rochas do nosso planeta.

 

A Medida do Tempo Geológico e a Idade da Terra

A idade oficial da Terra, aceite atualmente, é de 4,5 bilhões de anos. São diversos os métodos utilizados para a calcular, métodos estes que permitem tirar inúmeras conclusões sobre os nossos antepassados, desde o primeiro organismo com vida.

 

A Terra, um Planeta em Mudança

As alterações da Terra refletem-se nos seres vivos que a habitam e observam-se nas evidências que vamos descobrindo ao longo dos anos através da investigação científica. Existem provas que nos permitem tirar elações disso mesmo.

 

Formação do Sistema Solar

A origem do sistema solar pode ser um mistério pois podemos nunca vir a conhecer com precisão os processos que intervieram na sua formação. Hoje considera-se que o sol e os planetas do sistema solar evoluíram pelos mesmos processos e ao mesmo tempo, há cerca de 4600 M.a.

 

A Terra e os outros Planetas Telúricos

O estudo da Terra enquanto Planeta e dos restantes corpos do sistema solar é uma constante. São inúmeras e inevitáveis as comparações dos mesmos ao nosso planeta, a Terra, devido ao fato de ser o único planeta com condições para a existência de vida, conhecido até aos dias de hoje.

 

A Terra, um Planeta a Proteger

Com o crescimento populacional e económico, veio também o aumento do consumo de matérias-primas naturais e, com este, a poluição. Consomem-se cada vez mais combustíveis fósseis, destroem-se cada vez mais florestas em nome do desenvolvimento e para satisfação das necessidades do Homem, afetando os recursos naturais que o nosso planeta nos oferece.