As rochas, arquivos que relatam a história da Terra

Antes de iniciares este tema tem em atenção: Clica nas imagens e nas palavras a azul, podes ter surpresas e descobrir mais!

Que história da Terra guardam as rochas?

A Terra é um planeta com cerca de 4600 M.a e ainda assim é possível reconstruir muitos dos acontecimentos  mais marcantes da sua história! Na realidade as rochas constituem um registo que nos permite obter informações extraordinárias e conhecer melhor o nosso planeta, sendo verdadeiros pedaços de história prontos a ser descobertos.

Ainda te lembras?…

mineral corretomineral imgrocha imgrochas

http://www.buharaorg.4t.com/ | http://entendamundo.blogspot.pt/2014/03/a-estrutura-geologica-e-os-recursos.html

A geologia de determinada área é parte integrante da sua paisagem, cujas mudanças ficam registadas nas rochas. Cada tipo de rocha tem uma origem distinta e uma história diferente a contar, pelo que a sua classificação se baseia nas caraterísticas e condições de formação.

Como se classificam as Rochas?

mapa conceitos

 

Rochas Magmáticas

http://meioambiente.culturamix.com/natureza/os-diversos-tipos-de-rocha | https://goo.gl/mZy25F | http://goo.gl/0d3lwV

                     extrusivas (2) IGNANIM intrusivas
As Rochas Magmáticas são resultado da solidificação de misturas fundidas e muito complexas que se formam no interior da Terra, onde as condições de pressão e temperatura permitem a fusão das rochas. No entanto, a sua consolidação pode ocorrer em profundidade, formando Rochas Intrusivas ou Plutónicas
, ou à superfície resultando em Rochas Extrusivas ou Vulcânicas.

Rochas Sedimentares

As Rochas Sedimentares formam-se à superfície, através da acumulação de detritos provenientes de rochas pré-existentes, substâncias dissolvidas e restos de seres vivos, que foram sujeitos a alteração – Meteorização Física e Química- seguida de erosão, sofrendo por último (se as condições o propiciarem) Diagénese. Existem assim 3 tipos de Rochas Sedimentares:

http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/onze/geologia2.1sed.html

          biogénicas  biogénicas
quimogénicasquimiogénicas
           detricas    detriticas

detriticas class

Génese Sedimentar

A génese de Rochas Sedimentar passa pela Sedimentogénese em que as rochas pré-existentes sofrem processos de alteração física e química, meteorização, e os materiais resultantes detritos sofrem erosão e transporte, formando rochas não consolidadas.
Durante a Diagénese ocorre a compactação e cimentação dos sedimentos, com perda de água e o preenchimento de espaços por deposição de substâncias dissolvidas, originando rochas consolidadas.

genesesed (1)

http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/oitavo/rochas3.html

Rochas Metamórficas

As Rochas Metamórficas são o único tipo de rocha que se forma no estado sólido. A sua génese deve-se à ação de agentes metamórficos, principalmente pressão e temperatura, que aumentam em consequência de um aprofundamento na crosta dos seus Protólitos – as rochas que lhe dão origem – que irão sofrer alterações mineralógicas, físicas e texturais.

Quais são os  fatores de metamorfismo?

Temperatura A Temperatura é gerada pela pressão litostática dos materiais que tendem a descer em profundidade na litosfera, o que facilita o metamorfismo. Tensões A Tensão também é promovida pela pressão litostática, provocada pelas camadas superiores sobre as rochas situadas em camadas inferiores e, por outro lado, também são provenientes dos movimentos laterais das placas litosféricas.
Fluidos Circulantes Entre as rochas na litosfera existem espaços preenchidos por fluídos (em estado gasoso e líquido) que influenciam a formação de rochas de baixo metamorfismo. Um dos fluidos mais importantes é a água que contribui para as alterações químicas e mineralógicas necessárias ao metamorfismo. Tempo As rochas metamórficas formam-se durante um período alargado de tempo (alguns milhares ou milhões de anos). Por isso é necessário que as rochas estejam por determinado tempo sujeitas a determinadas condições, o que confere ao tempo grande importância.

No flash installed

 Fonte:http://www.classzone.com/books/earth_science/terc/content/visualizations/es0607/flash/es0607_metamorphic.swf

Que tipos de metamorfismo existem?

Picture1

http://fresno.pntic.mec.es/msap0005/2eso/Tema_08/Tema_08.html
Metamorfismo Regional
Ocorre em regiões progressivamente submetidas a tensões (pressão e temperatura elevadas), típicas de zonas de colisão de massas continentais e que originam transformações mineralógicas e texturais profundas, como a foliação. Um exemplo é a transformação de granito em gneisse.
Metamorfismo de Contacto
Ocorre em contato com intrusões magmáticas (portanto associado a ambientes magmáticos), em que a temperatura é o fator principal de metamorfismo e provoca a recristalização das rochas encaixantes. Um exemplo é a transformação de calcário em mármore.

Testa as tuas descobertas aqui!

Voltar ao topo da página